Segundo Aval, Paranoá Senepol tem touros com carcaça acima da média

01_1 Yuri ultrassom Pranoá
Yuri Farjalla, da Aval, em ultrassom de carcaça realizada nos touros da Paranoá Senepol no início de dezembro. (Fotos: Paranoá Senepol)

Uma seleção dentro da realidade da pecuária brasileira, com o critério justo para atender demanda por qualidade, proveniente de uma genética selecionada com rigor e baseada em informações, tecnologia e resultados. É esse o resumo da última sessão de ultrassonografia de carcaça realizada pela Aval nos 80 touros de sobreano da Paranoá Senepol, em Três Lagoas/MS, no início de dezembro.

O que mais me impressionou na Paranoá foi a seleção a pasto, que gerou animais bem acima da média em desempenho de carcaça”, considerou Yuri Baldini Farjalla, da Aval. “Essa é a grande opção da pecuária, porque quem precisa de touro é para cobrir a campo, com rusticidade, como o nosso sistema produtivo exige”. Márcio Alves de Brito, Gerente da Paranoá Senepol, acompanhou Yuri durante toda a avaliou dos machos entre 15 e 16 meses de vida, os mesmos que passaram pelo crivo do Geneplus, da Embrapa, duas semanas antes (veja matéria em Notícias). Através de ultrassonografia, ele mediu cobertura de gordura e área de olho de lombo.

Cobertura de gordura e AOL foram as medições da Aval nos touros de sobreano da Paranoá Senepol.
Cobertura de gordura e AOL foram as medições da Aval nos touros de sobreano da Paranoá Senepol.

Nós ranqueamos o grupo contemporâneo pela qualidade de carcaça e agora vamos observar a variação, nesse volume grande, para dar base a essa seleção. Isso é importante para garantir melhoramento genético”, declarou, elogiando os critérios de seleção de Guilherme Zeli, da Paranoá Senepol. “Ele é muito caprichoso, utiliza tecnologia em todos os aspectos, na formação de pastagem, na avaliação de machos e fêmeas, na FIV. E acredita nas informações para selecionar, sem privilegiar nenhum indivíduo. Usando os melhores animais, ele aumenta a produtividade e, com manejo excelente, reduz custo de produção dele e dos clientes que vierem buscar os touros que vão a campo cobrir, comer brachiaria e fazer bezerro mais pesado e precoce”.

Baseado nos números que instituições como Aval e Embrapa compilam, Guilherme Zeli vai selecionar agora os melhores animais da safra que possam cumprir as premissas da empresa de atender uma demanda de mercado por qualidade. Algo que a Paranoá Senepol vem oferecendo nos últimos anos, graças à sua excelência em produtividade.