A Paranoá

DA EXPERIÊNCIA À PRÁTICA

A Fazenda Paranoá fica à margem do Rio Sucuriú, no município de Três Lagoas/MS, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, sobre o Sistema Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e a maior reserva subterrânea de água da América do Sul.

O clima é tropical, quente e úmido. A temperatura média é de 26°C na região. A vegetação predominante é de Cerrado, proporcionando uma paisagem beira-rio deslumbrante. O solo tem características variadas, mas predominantemente poroso, com porções de terra roxa em algumas regiões e areia quartzosa na sua maior parte, assemelhando-se à composição física da geografia de Saint Croix, nas Ilhas Virgens, Caribe, onde nasceu a raça bovina Senepol.

Com uma área total de 2.244 há, a Fazenda Paranoá é de propriedade do senhor Eldino Zeli e gerenciada por seu primogênito, Guilherme C. Zeli. Com 44,5% da área destinada ao reflorestamento com eucalipto, 20,7% à reserva legal e 34,8%, áreas de pastagem.

Tudo começou com a simples ideia de engordar gado para vender. Após algumas dificuldades, muita persistência e dedicação, a fim de conhecer melhor o que era um novo mercado para uma família de empresários, a alternativa foi começar a trabalhar com cria. Depois, veio a ideia de engordar garrotes. Foi aí que o Senepol surgiu, em 2005, na vida da família como uma das opções para o cruzamento industrial.

Percebeu-se, de imediato, imensa vantagem dos filhos dos touros Senepol em comparação aos de outras raças. Foi então que, em meados de 2009, Guilherme Zeli direcionou sua atenção a esta nova opção e passou, com o apoio de seu pai, a investir na criação da raça pura, buscando produtos diferenciados. Nascia a Paranoá Senepol.

Primeiro, visando a melhoria de seu plantel e, logo em seguida, tornando-se fornecedor de um produto de excelência, para atender um mercado que era cada vez mais crescente e exigente de qualidade.

Além da vantagem em relação ao peso na desmama, nos cruzamentos com o Nelore, outras características do Senepol que impressionaram e convenceram a família Zeli foram a docilidade, facilidade no manejo, a pelagem curta, a resistência ao calor e a parasitas, entre outras características vantajosas da raça.

A partir daí, o plantel cresceu através das biotecnologias de reprodução, que Guilherme Zeli implantou no rebanho, para multiplicar material genético que ele identificou nos melhores programas de avaliação criados especificamente para a raça, como provas de eficiência alimentar para os machos e o programa Safiras do Senepol, para as fêmeas.

Passou a virar referência no mercado com seus produtos distribuídos em grandes eventos comerciais do grupo Parceiros do Senepol, do qual faz parte desde 2009, e em outros leilões da raça no Brasil.

Até organizar o seu primeiro leilão próprio, em 2015, com material genético que o mercado veio buscar em Três Lagoas, com ampla liquidez e valorização condizente com a capacidade da raça de produzir ferramentas para a pecuária de corte em clima tropical.

Mais um caminho aberto com o planejamento de uma família que ainda tem muito a contribuir para o Senepol e para a pecuária do Brasil.

Paranoá Senepol: Excelência em produtividade.