Conversão de embriões segue alta entre jovens doadoras da Paranoá

Jovens doadoras da Paranoá Senepol continuam processo de melhoramento genético com alta produtividade. (Foto: Assessoria de Comunicação Paranoá Senepol)
Jovens doadoras da Paranoá Senepol continuam processo de melhoramento genético com alta produtividade. (Foto: Assessoria de Comunicação Paranoá Senepol)

A Paranoá Senepol continua superando suas médias. Duas de suas jovens doadoras já mostraram a força da genética desenvolvida na empresa, fornecendo uma média superior de embriões em primeira aspiração. Paranoá 229 e Paranoá 230 converteram 51% dos oócitos coletados em embriões viáveis, entre transferidos e congelados. “O resultado foi acima do esperado”, resumiu Guilherme Zeli, da Paranoá Senepol.

As duas novilhas registraram, na virada do ano, 95 oócitos coletados em primeira aspiração pela In Vitro Brasil, responsável pela execução das biotecnologias de reprodução dentro da Fazenda Paranoá, em Três Lagoas/MS. Converteram 48 embriões, acima da média nacional para FIV. “O que nos deixa mais satisfeitos é que não foi um número pequeno de oócitos, o que valoriza a média e a conversão”, comemora Guilherme Zeli.

As doadoras Paranoá 229 (Safira Elite) e Paranoá 230 (Safira Top 10), são irmãs por parte de pai, o reprodutor CN 6445G. Ambas são filhas de Safiras Top 10 (Paranoá 031 e Paranoá 032, respectivamente), o que reforça o critério dos acasalamentos no cumprimento da meta de melhoramento genético dentro do rebanho.

As duas novilhas foram comercializadas no mesmo lote, ainda bezerras, dentro do primeiro Leilão Paranoá, em março de 2015, com opção de escolha pelo comprador da melhor classificada no programa Safiras do Senepol, encerrado em outubro. A ZB Senepol, que arrematou o lote, decidiu ficar sócia da família Zeli nas duas doadoras. Agora, vai desfrutar dessa genética junto com a Paranoá Senepol.