Andando pelos Parceiros – Paranoá Senepol

Paranoá chega à maturidade com volume e bons resultados

Tem sido tudo como planejado. Desde que adotou há sete anos o Senepol como raça pura para fornecimento de genética, a preocupação foi encontrar com responsabilidade o caminho da funcionalidade e da produção. O reconhecimento chegou ao longo dos anos com liquidez no mercado e bons resultados nas provas de que participa, a fim de chancelar seus produtos e tranquilizar os clientes. O mais recente deles: o touro EZ 146, segundo melhor em desempenho na prova de Consumo Alimentar Residual (CAR), realizada no Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho/SP.

Assim como quase todos os criadores de Senepol no Brasil, a Paranoá começou utilizando touros nas suas vacas Nelore em Três Lagoas/MS, onde Eldino Zeli tem sua propriedade, administrada por Guilherme Zeli, titular da marca. Os primeiros resultados, na época, já levaram a família ao grupo Parceiros do Senepol, do qual foi um dos primeiros integrantes. “A gente precisava de um acompanhamento técnico e lá encontramos o pessoal da S+ para nos dar essa segurança, que hoje transferimos para o mercado”, comenta Guilherme Zeli, ele também um estudioso da raça e das principais linhagens do Senepol brasileiro.

A evolução foi uma consequência. Tanto que a Paranoá se tornou um dos 20 mais expressivos criatórios de Senepol filiados à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol). Em tamanho e qualidade de rebanho.

“A demanda foi crescendo e o mercado é exigente, portanto a gente precisava crescer, mas com muito critério, foi o que procuramos fazer com os investimentos bem dirigidos e depois a multiplicação apenas de genética qualificada”, descreve Zeli.

Resultado: hoje, são 80 doadoras fornecendo embriões para manter o plantel da Paranoá, que em 2014 vendeu em todos os leilões de genética do grupo Parceiros do Senepol. “O mais interessante é que tivemos total liquidez nessas vendas, sinal do reconhecimento do mercado”.

Isso só é possível graças à qualidade dos produtos, todos muito bem avaliados nos programas de que a marca participa. Na primeira edição do ano do programa Safiras do Senepol, que teve os resultados divulgados em agosto, a Paranoá fez três Safiras Top 10 e mais 12 Superior/Elite. “As que não foram negociadas a pedido do mercado e da assessoria da S+ e as que a gente não emprenhou foram todas para coleta”, explica Zeli, que enviou mais 14 fêmeas para o Safiras que está em curso em Pirajuí/SP, na Fazenda da Grama.

Entre os machos, o mais novo orgulho da Paranoá é EZ 146, filho de Wizard 23D em vaca PRR 840, portanto mesmo papel de um dos maiores destaques do Senepol brasileiro, Caribe 35, que entre outros resultados formou a Campeã do Safiras desse ano e do ano de 2013. “O 146 tem grande potencial para também produzir animais melhoradores, não só nas fêmeas, mas em machos, pelo menos é o que acreditamos”. Por ter tido o segundo melhor resultado no teste do IZ (peso final 709 kg, GMD 1.971 g e CAR de -0,700), o touro jovem EZ 146 foi contratado aos 22 meses para a bateria de sêmen da S+ e está em coleta na central Top Bulls, em Jaboticabal/SP, para fornecer em breve genética qualificada a selecionadores e pecuaristas de todo o Brasil. É só aguardar os próximos noticiários para reserva de pacotes.
Fonte: Divulgação