Acordo une Parceiros do Senepol, S+ e In Vitro Brasil

O grupo Parceiros do Senepol, a Senepol Mais (S+) e a In Vitro Brasil estabeleceram um acordo inédito para a exportação de genética da raça Senepol. O trabalho conjunto terá como principal objetivo a comercialização de embriões produzidos a partir de acasalamentos de doadoras classificadas como Safiras pelo teste de performance do programa Safiras do Senepol, com grandes genearcas da raça.

“Muitos dos genearcas que serão envolvidos neste projeto são exclusividade dos criatórios que fazem parte do grupo Parceiros do Senepol. Pelo acordo, a In Vitro Brasil entra com a produção e a comercialização dos embriões, enquanto a S+ irá coordenar os trabalhos de acasalamento, especialmente a escolha do material genético”, explica Junior Fernandes, diretor da S+ e coordenador do grupo Parceiros do Senepol.

Criado em 2009 para avaliar fêmeas Senepol em idade jovem, a fim de chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico, o programa Safiras avaliou mais de 500 novilhas, o que o faz o maior e mais completo programa de avaliação de fêmeas Senepol do mundo. O Programa tem o apoio do grupo Parceiros do Senepol e as avaliações técnicas são coordenadas pela S+ Senepol em parceria com pesquisadores da Unesp de Jaboticabal (SP), Embrapa de São Carlos (SP), Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP) e Coan Consultoria.

Há dez anos no mercado, a In Vitro Brasil, sediada em Mogi Mirim (SP), também está presente em outros sete países (África do Sul, Venezuela, Colômbia, Panamá, Uruguai, Bolívia e Argentina). Somente em 2011, produziu 185 mil embriões de FIV, o que a tornou a maior empresa de FIV do mundo. Para José Henrique Fortes Pontes, diretor presidente da In Vitro Brasil, os clientes internacionais terão acesso ao que há de melhor de Senepol no Brasil. “O acordo entre Grupo Parceiros, S+ e In Vitro será um divisor de águas para o mercado externo. Temos exportado embriões de raças Zebuínas tanto de corte como de leite e sempre tivemos demanda por Senepol”, diz. “Agora, com esta parceria, temos genética qualificada para atender a demanda”, complementa Pontes.

Já a S+, uma empresa constituída em 2009 e composta por técnicos especialistas no setor, conta com a mais completa bateria de touros Senepol, tanto para cruzamento industrial, como para TE/FIV, além dos programas de IATF, onde também atua.

Mais informações podem ser obtidas por e-mail: jrfernandes@senepolmais.com.br ou pelo telefone (16) 9785-2152, com Junior Fernandes.